[Videograime] Raspberry Pi Sobre Baterias

English Version
De acordo com o FAQ, o Raspberry Pi não foi criado para ser alimentado por baterias. Ele precisa ser alimentado com 5v, estáveis. Qualquer coisa abaixo de 4,8v fará com que ele reinicie ou se comporte de maneira estranha. Muito mais que 5v e você irá danificá-lo ou destruí-lo.

Isso é particularmente complicado com baterias, pois quando estão totalmente carregadas a tensão delas é maior do que a nominal, e conforme vão descarregando a tensão chega a valores inferiores ao nominal. Ou seja, uma bateria de 3,7v quando totalmente carregada chega aos 4.2v, e totalmente descarregada baixa para 2,7v. Como regular essa loucura para 5v estáveis?

Uma das formas é com a utilização de um UBEC (Universal Battery Eliminator Circuit), sigla em inglês para “Circuito Eliminador de Baterias”. Esse componente é responsável por estabilizar a tensões de entrada variáveis em uma tensão fixa de saída.

O UBEC que estou utilizando é este, facilmente encontrado no Ebay ou afins. Ele pode ser alimentado com tensões entre 5.5v e 26v, regulando a saída para 5v ou 6v, selecionáveis através de um jumper. No meu caso, estou utilizando duas baterias 18650, com tensão nominal de 3,7v, como essas.

As duas, em série somam 7.4v, mas note que quando totalmente carregadas temos mais que 8.2v!

Sem UBEC 8.2v!

Sem UBEC 8.2v!

Mas tudo bem, nosso UBEC irá normalizar isso para 5V. Quando ligamos as baterias no UBEC, temos uma saída estabilizada em 5.2v.

Com UBEC 5.2v!

Com UBEC 5.2v!

Ok, não deveria ser 5v? Sim, mas é normal esse desvio, e 5.2v AINDA não fritou meu Raspberry, e creio que não irá fazê-lo (já não posso garantir o que acontecerá com o seu…). Com a saída estabilizada, é só ligar nos pinos correspondentes (VCC e GND) do Raspi…

Diretamente nos pinos VCC e GND dos GPIO. CUIDADO!

Diretamente nos pinos VCC e GND dos GPIO. CUIDADO!

e voilá:

Lindo!

Lindo!

Sim, já estamos rodando Pokemon Yellow e hackeamos um controle de Playstation para testes. Mas esses são assuntos para outros posts =).

Aprendi sobre isso aqui e aqui.

Anúncios

2 comentários

  1. Massa!

    será que não é possível tu ler o quanto a bateria está fornecendo de voltagem, para
    quando beirar os 4.8V tu fazer um gritedo no rasp?

    Ou para medir isso tu precisa de um novo ground?

    Curtir

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s